Home> What we do> Ministries> Education in Brazil

Education in Brazil

“Miscigenação – acolhimento ao diferente”

A História do Brasil foi marcada pela sua conquista territorial envolvendo diversas culturas, povos, tornando-se um país propício a miscigenação, a qual possibilita uma abertura ao diferente.
 A Igreja nos ensina que devemos ser propagadores da palavra Encarnada. O papa Bento XVI em sua visita a Benin diz: “A Igreja esta chamada a ser inclusiva, mas nunca a custa da verdade cristã.”
As religiosas de Sion procuram responder a este apelo da Igreja, através de seus ministérios, iluminadas pelo carisma desta Congregação.  
Como poderemos ver a seguir, em nossos ministérios, situadas na realidade do Brasil, nós, Irmãs de Sion, buscamos testemunhar esse amor de Deus pelo povo judeu e por todos os povos, a fim de ajudar na construção de um país mais justo e mais humano, mais “para todos”. Veja a seguir nossos diferentes ministérios.

1. Educação dos Colégios

Sion BrasilOs Colégios de Sion no Brasil estão unidos e conectados através da Integração. A Integração é o grupo formado por uma irmã e dois leigos de cada Colégio, o grupo é responsável por manter a unidade e promover a integração de ações, projetos e decisões comuns em vista de garantir o fortalecimento de Sion no Brasil e de cada unidade.
Encontro da Juventude Sionense nasceu no Rio de Janeiro há quatro anos, com o objetivo de fortalecer os laços entre os alunos dos diferentes colégios e os laços com Sion.
Os participantes recebem formação humana e espiritual, formação do carisma de Sion. Os alunos vivem momentos intensos de integração, partilha e confraternização, atingindo portanto, o objetivo do grupo.
A Juventude, Sionense ultrapassa a distância,  promovendo o fortalecimento do vínculo com Sion local e nacional.
Durante o ano, cada unidade de Sion continua investindo na formação dos jovens e conta com alunos interessados para atividades como trabalho voluntário, encontros de jovens, atividades estas sugeridas pela escola ou por eles mesmos.
O Encontro é uma benção para a comunidade educativa que acolhe e vibra com a animação da moçada de Sion reunida e os para todos os participantes.
Os Colégios organizaram um esquema de rodízio e cada ano um se responsabiliza pelo planejamento e acolhimento dos demais, com um tema norteador. O quinto encontro acontecerá em Curitiba, em 2012.
Em 2013, o rodízio recomeça. É a vez do Rio de Janeiro sediar o encontro novamente. Este momento será marcado com um outro grande evento: A Jornada Mundial da Juventude. Esperamos receber alunos do Sion de outros países. Assim sendo, o Encontro tomará também uma dimensão internacional.  

2. Educação Inclusiva
Sion BrasilA realidade de Inclusao social esta inserida na vida da Congregacao no Brasil. A Pastoral da Crianca e um trabalho de educação e inclusão de ampla divulgação no Brasil e alguns países da America Latina.
Este trabalho é realizado em uma área de ocupação localizada na cidade de Barra Funda - Sao Paulo, perto de uma de nossas comunidades.     Esta pastoral e um dos ministérios que, algumas de nossas irmãs trabalham na visao ecumênica, visando a promoção humana das mães e crianças e o combate à desnutrição. O controle do peso das crianças e a celebração da vida sao atividades realizadas afinco. Além desses encontros são feitas visitas domiciliares, reuniões de avaliação e reflexão.  

3. Educação Básica atraves da Inclusão social e Educação Bíblica
Na comunidade de Sion em Salvador somos duas irmãs: Ir. Judite e Ir. Valdete Na comunidade de Salvador a vida é muito movimentada. Conosco moram pessoas leigas associadas e amigas de Sion.
Sion BrasilIr. Judite trabalha a Bíblia com diferentes grupos de leigos e leigas nas comunidades de base, nas paróquias onde é chamada.
Ir. Valdete trabalha no bairro Fazenda Coutos III, uma região de ocupação na periferia de Salvador. O trabalho começo com o II Projeto Esperança que veio para a Bahia. A continuidade do trabalho foi assumido pelo Instituto Otaviano Almeida Oliveira mantém a Escola Comunitária S. Miguel que recebe uma média de 300 crianças entre 4 e 6 anos. Atualmente  o mesmo instituto  abriu uma creche com 50 crianças na Ilha de Mar Grande.
Na escola se desenvolveu o grupo PIM (Projeto de Iniciação Musical) que trabalha com 47 crianças incluindo pré adolescentes. Eles passam a maior parte do dia na escola e recebem acompanhamento da saúde física como mental.

4. Educação religiosa - Catequese
Sion BrasilA missao abrange o ministerio da Catequese, pastoral esta tao importante para o carisma de Sion. Nossas irmas que moram em Aracaju - Sergipe continuam a contribuir para propagacao Sion na Igreja e no meio do povo. Elas atuam em um bairro chamado Coqueiral, local carente , o qual vivem crianças, adolescentes e jovens  que sofrem com a miséria, fome e violência.  Deixai  as crianças virem a mim. Porque as pessoas assim é que pertence o reino de Deus (Marcos 10,14-15) nos orienta a Palavra de Deus.