Home> What we do> Ministries> Pastoral vocacional no Brasil

Pastoral vocacional no Brasil

“Miscigenação – acolhimento ao diferente”


A História do Brasil foi marcada pela sua conquista territorial envolvendo diversas culturas, povos, tornando-se um país propício a miscigenação, a qual possibilita uma abertura ao diferente.
 A Igreja nos ensina que devemos ser propagadores da palavra Encarnada. O papa Bento XVI em sua visita a Benin diz: “A Igreja esta chamada a ser inclusiva, mas nunca a custa da verdade cristã.”
As religiosas de Sion procuram responder a este apelo da Igreja, através de seus ministérios, iluminadas pelo carisma desta Congregação.  
Como poderemos ver a seguir, em nossos ministérios, situadas na realidade do Brasil, nós, Irmãs de Sion, buscamos testemunhar esse amor de Deus pelo povo judeu e por todos os povos, a fim de ajudar na construção de um país mais justo e mais humano, mais “para todos”. Veja a seguir nossos diferentes ministérios.


PASTORAL VOCACIONAL

Sion BrasilPor muitos anos, no Centro Vocacional da Arquidiocese do Rio de Janeiro a presença de Sion é uma realidade, tendo como um de seus objetivos centrais ajudar as pessoas a discernir a “vontade de Deus” em suas vidas. Uma iniciativa do Centro Vocacional e uma grande esperança deste para a formação do “povo de Deus”, de todas as idades e condições é o “Cine Evangelização”. Visamos oferecer, através de filmes religiosos e/ou filmes de valores humanos, modelos de vida para sociedade. Trata-se da “Pedagogia do Herói”, para nosso povo que se espelha, sobretudo, nos jogadores de futebol, artistas de TV, cinema e revistas... e tendo o desejo de espalhar este projeto para outros grupos como: paróquias, favelas, condomínios, colégios, faculdades, forças armadas, presídios, domésticas, encontros de família. Outra iniciativa, presente há mais de 20 anos, é o curso de “Cultura Judaica – Raízes Judaicas do Cristianismo”, realizado na nossa comunidade de Sion, localizada na rua Cosme Velho, 98. A participação das pessoas para este curso gerou vocações para Sion, outras congregações e dioceses.
Em São Paulo, nós irmãs de Sion, exercemos     o ministério de acompanhamento vocacional de jovens, formação bíblico teológica de pequenos grupos de jovens, inclusive algumas parcerias com os Religiosos de Sion. Além disso, colaboramos com eventos promovidos pela Conferência dos Religiosos do Brasil. E ainda, participamos dos acontecimentos realizados pela Igreja local, como o “Bote Fé”, evento que deu início a preparação da Jornada Mundial da Juventude em 2013, no Rio de Janeiro. Para nós, da Pastoral Vocacional, uma grande alegria é termos aqui em São Paulo, na Rua Iperoig, especialmente, uma comunidade em que acolhemos grupos de adolescentes e jovens para retiros, momentos de silêncio, oração, palestras, e troca de idéias e de muita alegria!

Em Sergipe, nós Irmãs de Sion apostólicas e contemplativas e, recebendo apoio de um padre diocesano, coordenamos o grupo “Sion Jovem”, composto de jovens de Aracaju, São Cristóvão, Santo Amaro e Divina Pastora. O que nos propomos é visitar jovens de diversas paróquias com o objetivo de falar sobre a Congregação de Sion e seu Carisma e estimulá-los a serem participantes do grupo e juntos desenvolverem trabalhos sociais ligados a Congregação, em busca de construir um mundo mais justo e mais fraterno.