Home> What we do> Ministries> Sion Curitiba: Colégio Nossa Senhora de Sion

Sion Curitiba: Colégio Nossa Senhora de Sion

www.sionbrasil.com.br

"O nome oficial de sua escola
Sion Curitiba: Colégio Nossa Senhora de Sion

Endereço
Sion Curitiba - Batel: Alameda Presidente Taunay, 260, Batel, Curitiba (PR) – CEP: 80420-180
Sion Curitiba - Solitude: Rodovia Curitiba-Paranaguá, BR 277, 4761, Cajuru, Curitiba (PR) – CEP: 82970-025

Telefone, Fax, E-mail
Sion Curitiba - Batel:
Tel: [55] (41) 3019-6155 | Fax: [55] (41) 3077-1339 | E-mail: batel@sioncuritiba.com.br
Sion Curitiba - Solitude:
Tel: [55] (41) 3226-6161 | Fax: [55] (41) 3226-4743 | E-mail: solitude@sioncuritiba.com.br

Nome e principal E-mail
Sion Curitiba:

Magda Lopes Bacellar – magda.bacellar@sioncuritiba.com.br
Luciana Suplicy Gonçalves – luciana.goncalves@sioncuritiba.com.br
Juliana Pedroso – juliana.pedroso@sioncuritiba.com.br

Os participantes na reunião das Escolas Internacionais de Sion, em Jerusalém maio 2012
Sion Curitiba: Magda Lopes Bacellar  - magda.bacellar@sioncuritiba.com.br
                         Luciana Suplicy Gonçalves - luciana.goncalves@sioncuritiba.com.br
                         Juliana Pedroso - juliana.pedroso@sioncuritiba.com.br

Gênero, número de alunos e objetivos da escola
Quantidade de alunos e gênero:
Sion Curitiba - Batel: 849 alunos
Meninos: 406
Meninas: 443
Sion Curitiba - Solitude: 564 alunos
Meninos: 285
Meninas: 279

Objetivo Educativo da Escola:

Proposta Pedagógica

Metodologia Montessori-Lubienska
Colégio Nossa Senhora de Sion destaca-se pelo seu Método diferenciado: o Montessori-Lubienska. Esse induz à disciplina sem perda da liberdade. Muito mais que adquirir conhecimentos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, os alunos sionenses desenvolvem a capacidade intelectual, o exercício da reflexão e o julgamento crítico.
Para a instituição, o ato de educar é essencialmente social e, nesse sentido, o Sion compartilha essa tarefa com a família. No entanto, cabe à escola o papel de principal responsável pela organização, sistematização e desenvolvimento das capacidades científicas de seus alunos.

Proposta Pscicomotricidade Ramain
O Ramain privilegia o experimento como meio de provocar o desenvolvimento, através de aspectos motores, cognitivos e emocionais. Toda essa proposta é feita em grupo e reúne o aspecto intelectual, afetivo e motor de quem o faz. No Colégio, todos os alunos participam do Ramain, desde os primeiros anos da etapa escolar até o Ensino Médio.
Mas há uma época em que os professores, os coordenadores, a direção, todos, enfim, tomam parte desses exercícios. É uma das etapas da formação continuada, da atualização dos docentes. Há, inclusive, pais que partilham do Ramain.

Programas sociais da Justiça que cultivam a Missão de Sion
Sion Curitiba

Jovens Amigos Sionenses (JAS)

O projeto
Os encontros para convívio e as ações sociais promovidos pela Pastoral Sionense, por meio do grupo Jovens Amigos Sionenses (JAS), buscam incentivar mais intensamente junto aos alunos, professores e funcionários atitudes solidárias de responsabilidade e cuidado com o outro, consigo mesmo e com o ambiente local e global.

Quem participa
O grupo do JAS é formado por alunos das duas sedes do Colégio Sion em Curitiba, que cursam do sexto ano ao Ensino Médio.

Ações
Os integrantes promovem campanhas entre a comunidade para arrecadar alimentos, brinquedos e agasalhos que são doados a instituições carentes, principalmente em datas especiais, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal.

Origem dos alunos religiosos
Sion Curitiba - Batel:
90% - católicos
10% - Evangélicos, judeus, espíritas, Protestantes, Muçulmanos, entre outras
Sion Curitiba - Solitude:
90% - católicos
10% - Evangélicos, judeus, espíritas, Protestantes, Muçulmanos, entre outras

- Educação Religiosa
Através das aulas de Ensino Religioso levamos os alunos a:

  • Compreender que todas as pessoas podem conviver bem, respeitando, aceitando e acolhendo o diferente;
  • Refletir sobre a imagem de Deus, através da revelação bíblica;
  • Desenvolver um crescimento interior individual em relação a religiosidade e o engajamento mais consciente em sua comunidade de fé.

Intercâmbios Internacionais com escolas de Notre Dame de Sion
Pensando sempre na formação global de seus alunos como cidadãos e profissionais de futuro, os Colégios Sion do Brasil pretendem implementar o Programa de Intercâmbio Sion. Em 2013, o Brasil receberá pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, e essa poderá ser uma primeira oportunidade para receber alunos do Sion de outros países.
As primeiras propostas para colocar em prática o programa de intercâmbio foram feitas durante o Primeiro Encontro Internacional das Escolas de Sion, que aconteceu em julho de 2009, em Estrasburgo, França. Além de toda a diversão e conhecimento, fazer um intercâmbio é uma alternativa para crescer profissionalmente e essa já não é uma realidade distante para os Sions do Brasil. Os primeiros passos estão sendo dados.

A maneira como você crescer a missão de Sion na sua escola
O Carisma de Sion caracteriza-se pelo diálogo, a escuta, o acolhimento e em ser discípulo. A Congregação Nossa Senhora de Sion, por meio do seu carisma, propõe a educação global do homem consciente. E as reflexões bíblicas são a base para a formação cristã que o Sion oferece. O dever e a fidelidade apostólica de Sion conduzem o Colégio a criar um ambiente escolar que possibilita experiências de natureza pedagógica e pastoral, levando crianças e jovens a construir uma nova visão de mundo e a participar de valores cristãos.
Os alunos são educados para que saibam conviver com o diferente, lembrando sempre que, para o outro, o diferente somos nós. A Escola é o espaço onde a reverência às crenças alheias propicia o desenvolvimento das qualidades necessárias ao convívio fraterno. É no dia a dia que o “desarmamento” e o acolhimento do diferente é exercitado, mas sem perder a identidade – é preciso aprender a acolher o outro como ele é sem deixar de ser quem eu sou.
O trabalho de Sion, diante de uma sociedade pluralista e partindo da atitude bíblica, é a valorização da vida, da pessoa única e diferente, da luta contra todo o tipo de discriminação.
O Sion é o lugar onde as pessoas se tornam sensíveis ao que é diferente: à diferença social, à diferença racial, à diferença de religião.

Nossas esperanças para uma segunda reunião de escolas internacionais em Jerusalém maio 2012
Jerusalém será para nós uma grande celebração à obra e vida de nossos fundadores. Esperamos nos aprofundar no Carisma da Congregação, vivenciando o Judaísmo e, assim, compreender as raízes do Cristianismo.  Junto aos Colégios de Sion no mundo, experimentar a Terra de Jesus e levar adiante a missão dos Irmãos Ratisbonne.