Home> News> 2013 um ano de descobertas
List of news

2013 um ano de descobertas

15/02/2013: Brazil

O ano de 2013 quer ser um ano de descobertas, expectativas e celebrações. Quer ser um ano marcado por esperanças e confianças. Lembramos os 50 anos do Papa Beato João XXIII. O Papa João XIII e o Concilio Ecumênico Vaticano II marcaram profundamente a Igreja Católica. Pontuaram a presença da Igreja de Jesus Cristo no mundo.

No dia 21 de janeiro de 2013 tivemos nossa Celebração Eucarística envolvendo as irmãs, o Conselho Diretor, os Professores e Funcionários do Colégio Sion de Higienópolis. Foi vibrante sentir o Colégio Sion iniciar suas atividades com a Santa Missa.

Lembramos os Padres Teodoro e Afonso Ratisbonne. De maneira especial recordamos o Padre Afonso e seu amor por Maria Santíssima e o nascimento da Congregação de Nossa Senhora de Sion: “Ela não disse nada, mas eu tudo compreendi”. (Afonso Ratisbonne).

Sion BrasilA Santa Missa nos lembra de Isaias (Is 62,1-5) e o seu amor por Sion. A leitura nos aponta os pilares: Amor, Luzeiro e Salvação. Precisamos caminhar na luz e nossa Luz é Jesus Cristo e os sinais do Reino de Deus por Ele anunciados e presentes na História. O Evangelho (Lc 2,1-11) de Jesus Cristo narrado por João nos apresenta Maria santíssima nas Bodas de Caná suplicando ao Filho que atendesse às necessidades do Casal aflito. “Fazei o que ele vos disser”. (Cf Jo 2,5) Maria é presença silenciosa “Ela nada disse” e, ao mesmo tempo operante “Fazei o que ele vos disser”. Nossa alegria é saber que a salvação nos é possibilitada em Jesus Cristo e, Maria é nossa medianeira junto a seu Filho Jesus Cristo.

Tornamos presentes na Celebração às alegrias da Igreja para esse ano de 2013. A conclusão do Ano da Fé, promulgado pelo Papa bento XVI em outubro de 2012, que será encerrado na Festa de Cristo Rei desse ano em curso. Lembramos a Campanha da Fraternidade cujo Tema é Fraternidade e Juventude e Lema é “Eis-me aqui, envia-me” (Is 5,8) e, também, a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em julho desse ano na cidade do Rio de janeiro e que terá a presença do Sumo Pontífice e o Encontro Internacional dos Colégios de Sion.

Somando todas as riquezas da Igreja e de Sion concluímos que os Colégios de Sion trabalharão os Pilares: Escuta Diálogo, Acolhimento e Valorização do ser humano. Teremos inúmeros momentos oportunos para praticar esses valores enunciados e buscar eficácia nas nossas ações. Façamos, portanto, do ano de 2013 um ano de descobertas, expectativas e celebrações. 

Sion Brasil