Home> News> V Encontro da Juventude Sionense
List of news

V Encontro da Juventude Sionense

06/06/2012: Brazil

Eu sou o que eu tenho? O que eu uso? Ou eu sou o que os outros falam de mim? Afinal, quem sou eu? De acordo com a psicóloga e psicopedagoga Marilize Souza, esses questionamentos valem para uma vida inteira, mas a resposta virá de maneira diferente a cada nova fase da vida. E foi esse tema, “Quem sou eu”, que guiou o V Encontro da Juventude Sionense realizado na sede Solitude do Colégio Sion Curitiba, entre os dias 27 e 30 de abril.  

Todos os anos, o encontro reúne alunos dos Sions de todo o Brasil para trabalhar com valores espirituais, sociais e promover a integração dos alunos. Este ano, no primeiro dia do encontro, os estudantes dividiram-se em grupos e, com a orientação dos professores, fizeram diferentes dinâmicas para apresentar os temas dos anos anteriores: Ser Feliz, Ser Sion, Ser Presença e Seja a Estrela Que Você É.

Um dos destaques do encontro foi a dinâmica desenvolvida pela psicopedagoga Marilize Souza para apresentar os alunos ao tema principal. Uma atriz leu e interpretou trechos do romance “O Mundo de Sofia”, de Jostein Gaarder, publicado em 1991. No livro, perto de completar 15 anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais anônimos, que perguntam a menina quem ela é e de onde vem o mundo em que vivemos. Ao fim da dinâmica, assim como Sofia, os alunos receberam cartas com a pergunta “quem sou eu?” e tiveram que dar uma resposta criativa. O resultado foi surpreendente, alguns se expressaram em forma de desenhos, outros em textos e até poesias ou letras de músicas.

Os alunos dos Sions de São Paulo e Rio de Janeiro puderam conhecer um pouco melhor algumas das práticas metodológicas do Sion Curitiba, com os exercícios de psicomotricidade Ramain e DIA-LOG, que foram feitos em grupo durante o encontro. Além das oficinas e palestras, houve também momentos de recreação, com esportes, música e arte. Com as orientações de um especialista os alunos produziram diferentes tipos de mandalas, usando muitas cores e diferentes formas geométricas.

O encerramento do encontro foi realizado na cidade de Morretes, município histórico do litoral paranaense. Lá, todos provaram os pratos típicos da região, como o barreado e alguns frutos do mar, e fizeram um passeio turístico. No próximo ano, o Encontro da Juventude Sionense será realizado no Sion Rio de Janeiro (RJ).